top of page

Grupos de Trabalho

Alguns dos grupos de trabalho

Enfermagem no VIH

Enfermagem no VIH, centra-se na atuação dos profissionais de enfermagem no cuidado à pessoa que vive com VIH .
A exigência de enfermeiros mais qualificados, capacitados e com as competências adquiridas sejam elas técnicas, emocionais, sociais e culturais na área do VIH, irão contribuir para a melhoria da qualidade de vida, adesão terapêutica e igualar a longevidade nesta patologia.

Enfermagem do trabalho

Enfermagem do Trabalho é a área de exercício profissional dirigida à gestão da saúde e segurança do trabalhador na sua relação com o ambiente de trabalho. Focaliza-se no bem-estar, na promoção, proteção, vigilância e recuperação da saúde, bem como na prevenção de riscos profissionais, de acidentes, doenças profissionais e doenças relacionadas e/ou agravadas pelo trabalho, em parceria com os trabalhadores, com o propósito de promover ambientes de trabalho saudáveis e seguros tendo em conta as características individuais, do posto de trabalho e do ambiente sociolaboral;

Enfermagem do viajante

O aconselhamento antes de uma viagem é essencial para que se possam adotar as medidas necessárias à mitigação dos riscos para a saúde. Na Consulta do Viajante esclarecem-se questões sobre os cuidados necessários a ter antes, durante e depois da viagem.
Esta consulta deve ser realizada 4 a 8 semanas antes da partida, de forma a permitir agendar e realizar, quando aplicável, os esquemas vacinais ou terapêuticas atempadamente.

Enfermagem de saúde infantil e pediatria - Papel parental

Ao longo da vida da criança, os pais vivenciam transições ao nível da sua parentalidade face a potenciais eventos críticos, conjugado com a necessidade de adquirir novos conhecimentos e habilidades para lidar com tais mudanças. Os Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediatria (EESIP), como principais cuidadores do binómio criança/família que enfrentam processos de transição, direcionam o seu foco de atenção, nas respostas que os pais estabelecem perante os seus processos de transição, dependendo das suas necessidades de saúde e/ou da cronicidade da situação clínica da criança. É fundamental que o enfermeiro encoraje e enfatize as potencialidades e competências parentais, auxiliando-os no processo de adaptação ao contexto de doença, alicerçado em intervenções nos domínios do ensinar, instruir e
treinar de informação e conhecimento, capacitando os pais a tornarem-se peritos nos cuidados ao filho.

Enfermagem de saúde infantil e pediatria - Conforto (criança)

O conforto surge como algo inerente e essencial ao cuidado. Considerado como uma necessidade humana básica, a dimensão do conforto no contexto dos cuidados pediátricos tem vindo a sobressair, não só pela necessidade de garantir o bem-estar do recém-nascido, criança, adolescente e família, durante um processo de doença ou hospitalização, mas também pela necessidade de humanização dos serviços de saúde. Cuidar e proporcionar conforto à criança torna-se a base do cuidado especializado de enfermagem, pois as intervenções promotoras do conforto, são uma preocupação na maximização do potencial do desenvolvimento infantil e na gestão do bem-estar da criança/jovem e família em situações

de especial complexidade e em qualquer altura do seu ciclo de vida e de desenvolvimento. A promoção do conforto e do bem-estar do indivíduo e família constitui a essência da enfermagem e é assim, um dever de todo o Enfermeiro e uma condição para a garantia da qualidade dos cuidados prestados.

Saúde Mental e Psiquiátrica

A APEE oferece a possibilidade de criação e inclusão em grupos de trabalho focados em temáticas específicas da saúde mental e psiquiátrica. Estes grupos são espaços de colaboração onde os profissionais podem discutir casos, desenvolver novas abordagens terapêuticas e partilhar conhecimentos. Participar nestes grupos permite aos enfermeiros especialistas aprofundar as suas competências, contribuir para a evolução da prática clínica e, em última análise, melhorar os cuidados prestados. A APEE incentiva todos os seus membros a envolver-se ativamente nestas iniciativas, promovendo um ambiente de aprendizagem contínua e crescimento profissional.

Enfermagem médico-cirúrgica - Gestão da doença crónica

Um dos maiores desafios a nível mundial é a gestão da doença crónica. A gestão indevida da doença crónica impacta a vários níveis nomeadamente, económicos e socias. Porém, é o impacto negativo na qualidade de vida a curto médio prazo da pessoa com doença crónica e sua família que mais revela. Pela sua proximidade com população, os enfermeiros são profissionais chave para contribuir favoravelmente para uma mudança neste contexto.

Enfermagem médico-cirúrgica - Cuidados paliativos

Ao longo dos anos o conceito de cuidados paliativos tem se engrandecido e tornado cada vez mais presente nos cuidados de pessoas e famílias que vivenciam situações clínicas sem perspetiva curativa. Os enfermeiros, são co-responsáveis pela gestão desta tipologia de cuidados pelo que fará sentido oferecer contributos para a maximização destes cuidados.

Enfermagem médico-cirúrgica - Tratamento de feridas

Uma das áreas de interesse de muitos enfermeiros, porém, a constante atualização de conhecimentos exige destes profissionais um permanente acompanhamento da evolução dos tratamentos e cuidados inerentes. A criação de um grupo de trabalho permite a otimização desta informação.

Enfermagem médico-cirúrgica - Peri-operatório

A decisão por uma intervenção cirúrgica reveste-se de grande ansiedade e inseguranças. Os cidadãos precisam de contar com a presença constante de profissionais conscientes, habilitados e atualizados. Os enfermeiros posicionam-se junto da pessoa alvo de cuidados e suas famílias de forma privilegiada. A importância destes profissionais permite uma intervenção humanizada e segura, minimizando o impacto negativo que uma intervenção cirúrgica pode incutir. A criação de um grupo de trabalho neste contexto, permite a atualização de conhecimentos e a reflexão sobre a prática de enfermagem no peri-operatório.

“Movimente-se para Viver Melhor: O Papel do Exercício Físico no Envelhecimento Saudável” 

“Envelhecer com saúde é possível através da prática regular de exercício físico. Vamos planear as intervenções de como podemos apoiar os nossos idosos a manterem-se ativos e independentes”.

O enfermeiro especialista em reabilitação possui um conjunto de competências específicas que o capacitam a desenvolver estratégias para a promoção da saúde e prevenção de complicações, maximizando o potencial da pessoa e minimizando sequelas.

bottom of page